A entrada da voluptuosa, inteligente e espirituosa “Marie” D’Abrantès na vida de Balzac traz conflitos no relacionamento com Laure. Embora ele negue e alegue que está apenas trabalhando para a atriz, ajudando a escrever suas memórias, a experiente Laure sabe o que está por trás e fica com ciúmes.
Financeiramente quebrado, Balzac volta a morar com os pais, que se mudaram para a metrópole. Os conflitos com a mãe se acirram, principalmente porque as mediadoras não estão mais lá: Vovó Sallambier morreu e Lelio foi morar com o namorado, Eugène de Surville. Laure sofre constrangimento perante sua família, pois emprestou uma grande soma acreditando no talento de businessman do jovem amante. Balzac fica sem saída e mergulha com força total no que sabe realmente fazer: escrever. Quem o ajuda a produzir suas ideias é o exótico e misterioso Latouche.
Claire de Castries, amarga e marcada pela vida, enreda Balzac num jogo perverso de sedução. As balzaquianas que o amam ― Laure, “Marie”, Lelio e a amiga e conselheira Zulma, ficam preocupadas porque veem a manipulação destrutiva a qual ele é submetido e tentam chamá-lo à realidade, mas isso é impossível para seu coração apaixonado.
A obra de A Comédia Humana que interage com esta temporada é “O Pai Goriot”, que narra as aventuras da perda da inocência do célebre Rastignac. Eugène de Rastignac, recém chegado ao Airbnb de Vauquer, divide seu interesse entre a mulher de um banqueiro, a sensual Delphine Nucingen, e uma outra hóspede, a tímida herdeira deserdada Victorine Taillefer. Rastignac aprende sobre a realidade da vida com o experiente e sedutor Vautrin e o velho Joaquim Goriot.