Balzaquianas

METRÓPOLE

A relação de todos os personagens com a metrópole, na série representada pelo Rio de Janeiro, é íntima e não é apenas o pano de fundo para a ação, mas o epicentro da série, um personagem onipresente.
"Tudo exala vapor, queima, brilha, fervilha, flamba, se evapora, se apaga, se reacende, faísca, borbulha e se consome."

"Para mim, Paris é uma filha, uma amiga, uma esposa, cuja fisionomia sempre me encanta, porque ela é sempre nova para mim. Eu a estudo a qualquer hora e cada vez descubro novas belezas. Ela tem caprichos, se esconde sob a chuva, chora, reaparece brilhante, iluminada por um raio de sol que pendura diamantes nos telhados. Ela é majestosa, aqui; coquete, ali; pobre, mais adiante; ela adormece, ela acorda, ela é tempestuosa ou tranquila. Ah! minha querida cidade, como ela é cintilante e orgulhosa numa noite festiva, luminosa, ela salta, eletrizada pelo frisson."


AIRBNB DE VOQUÊ (Pension Vauquer)

O Airbnb de Madame Voquê, num decadente sobrado do Rio Antigo na Lapa, é um microcosmo que abriga todas as classes sociais e gêneros de três gerações — de idosos à jovens estudantes — “para os dois sexos e outros”.
"(...) toda sua pessoa explica a pensão, como a pensão implica sua pessoa.(...) A mais feliz dessas almas (da pensão) era a Madame Vauquer, que reinava naquele hospício livre."


FLICOTÔ (Restaurante Flicoteaux)

O modestíssimo e tradicional restaurante, como o Bar Bar Brasil e Nova Capela, fica próximo ao airbnb de Madame Voquê e é ponto de encontro dos hóspedes com boêmios, descolados, estudantes e trabalhadores. O Flicoteaux existiu de fato em Paris e era frequentado por Balzac como também por seus personagens.
"Um templo da fome e da miséria."

“Come-se lá, nada menos, nada mais; mas come-se ali como se trabalha, com uma atividade sombria ou alegre, segundo as personalidades ou as circunstâncias."


CABARET LA GONORE

O nightclub-cabaré na Lapa, estilo Rio Scenarium com um ambiente cinematográfico, é palco para vários personagens da série e possui, além da pista de dança, um ambiente que funciona como um clube privado. No estabelecimento, administrado por Jacqueline Collin (tia de Votrã/Vautrin), vários personagens trabalham e fazem performances. O playboy Demarsé (Henri de Marsay) comanda as carrapetas como DJ e, entre seus frequentadores, estão as balzaquianas Felicitê (Félicité), Henriette e “Marie” D’Abrantès.
"Na obra de Balzac, La Gonore é o nome da viúva que é amante de um ladrão e assassino chamado Dannepont — também conhecido como La Pouraille — com quem Vautrin tem um relacionamento íntimo. La Gonore administra um prostíbulo na rue Sainte-Barbe para Madame de Nourrisson, cúmplice fiel de Jacqueline Collin. Tanto Jacqueline quanto Nourrisson costumam usar pseudônimos em seus golpes e assim costumam apresentar-se como (La) Gonore ou Madame de Saint-Estève."